Você está lendo
Imprevistos VS produtividade: como lidar?

Imprevistos VS produtividade: como lidar?

André Iaconelli
Imprevistos e produtividade

Na rotina de qualquer profissão é comum o aparecimento de situações inesperadas. Mas se você é médico ou gestor da área de saúde, a natureza do seu trabalho será, inevitavelmente, lidar com imprevistos.

Vale destacar que se enquadram como imprevistos: atendimentos de última hora, compras emergenciais, ausência de colaboradores, atrasos e todo tipo de situação não planejada que pode afetar a rotina do seu negócio, gerando frustração e nervosismo.

Neste artigo, traçaremos estratégias úteis e atitudes que podem ser tomadas para que você responda da melhor maneira às situações inesperadas no seu empreendimento médico. Confira!

Preveja o imprevisto

Esta frase pode soar contraditória, afinal, se é um imprevisto, não dá para se preparar, certo? Errado.

Bom, se partimos da ideia de que situações inesperadas acontecem diariamente em uma clínica, a primeira medida que você deve adotar é se preparar para o não planejado. De que forma?

Investindo em um sistema de gestão

Não é novidade que o sucesso de qualquer empreendimento médico depende de uma boa administração, pessoas competentes e processos eficientes. Investir em softwares e sistemas de gestão integrada facilitará o seu trabalho e evitará a ocorrência de situações inesperadas.

Dessa forma, você terá muito mais controle sobre a agenda de consultas, o histórico do paciente e o que entra e sai do seu estoque. Evitando, assim, a ausência de algum insumo médico na hora do atendimento e o desconforto do cliente.

Sabendo delegar

Em um momento de crise é fundamental que o responsável pela clínica ou consultório distribua as responsabilidades entre os membros da equipe.

Isso significa dar mais autonomia para os seus colaboradores tomarem decisões, o que evitará um ambiente de ansiedade e estresse no consultório.

Para isso, é importante capacitar e dar condições de trabalho para que o seu time, munido de um protocolo de ação, seja assertivo e eficiente em momentos de tensão.

Escolhendo bons fornecedores

Se determinado parceiro comercial falhar na entrega de um material importante, você tem como cumprir com as suas obrigações e atender adequadamente ao paciente?

Provavelmente você estará em uma situação delicada, já que na área de saúde é muito difícil recorrer a “jeitinhos” para resolver um problema de falta de material ou, ainda, um equipamento quebrado.

A solução é se cercar de bons fornecedores, que entendam as suas reais necessidades e sejam ágeis na entrega diante de imprevistos. Outra dica é estar atendo para a data de manutenção do maquinário e, se possível, contar com equipamentos reserva.

Veja também

Enxergue além da muralha

Estar atento às mudanças e inovações que surgem na sociedade é um bom caminho para escapar das armadilhas dos imprevistos.

O melhor exemplo para esta situação é o crescente uso da tecnologia na rotina médica. Que pode ser feita por meio de sistemas automatizados, que facilitam o controle do estoque e do faturamento, ou incorporando a tendência da Saúde 4.0, para alavancar o atendimento médico e a experiência do paciente.

Vale também apostar nas novas mídias, como Instagram e blogs, para agregar valor e atrair clientes. Resumindo: esteja preparado para o futuro, pois, como diz Elis Regina em sua música, “o novo sempre vem”.

Controle o seu emocional

Bons gestores sabem que os imprevistos são parte da rotina e, por isso, desenvolvem não só estratégias de planejamento, mas também fortalecem sua inteligência emocional para lidar com eles.

O líder de um negócio precisa ter clareza mental para contornar os problemas com foco e transmitir segurança para os colaboradores.

Um gestor assertivo sabe que um momento de crise é também uma oportunidade para sair da zona de conforto, se desafiar e pensar em novas soluções, bem como promover mudanças e melhorias contínuas no empreendimento médico.

Em outras palavras, é como transformar alguns limões azedos em uma refrescante limonada. Pense nisso!

Todos os direitos reservados. Rapicare SA ® 2019

Voltar ao topo